3 de abr. de 2008

Casa Brasil/Conselho Gestor

Casa Brasil conta agora com Comitê Gestor

Encontro aconteceu no Casa Brasil, no bairro Chácara das Flores, região Norte (Foto: Gardel Silveira)

03/04/2008 - 08:42:26h

Jaiana Garcia

Foi empossado no final da tarde desta quarta (2) o Comitê Gestor do Casa Brasil de Santa Maria. O comitê será responsável pelo andamento das atividades do espaço, além de estabelecer diretrizes gerais de gestão e aplicação dos recursos, orientar a apropriação comunitária do local e aprovar os planos de trabalho anuais. Com estes três princípios - gestão comunitária, controle social e participação popular -, o Casa Brasil completa seis meses de funcionamento, beneficiando centenas de crianças, adolescentes e adultos da região Norte da cidade.

O primeiro passo do Comitê, formado por representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Prefeitura e comunidade, será aprovar o regimento interno do órgão. O Secretário de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Pedro Maboni, falou da importância de um comitê heterogêneo na gestão do projeto. "Agora teremos, de fato, um modelo de gestão onde a comunidade define as prioridades e os modos de ação", avalia.

No Rio Grande do Sul existem somente cinco unidades do Casa Brasil, sendo Santa Maria uma referência para os demais. O local oferece Laboratório de Ciências, Sala de Leitura e um Telecentro. Para finalizar a segunda etapa de implantação dos espaços, R$ 60 mil já foram liberados e serão geridos pelo novo Comitê. Nesta segunda etapa, a Sala Multimídia e Auditório receberão equipamentos.

Durante o encontro, um documento com o cronograma de metas do Casa Brasil para 2008 foi entregue. O plano pode ser encontrado no blog http://casabrasilsm.blogspot.com. Ao final da reunião, os participantes assistiram a três curta-metragens através do projeto da Tv Ovo, parceira da instituição.