26 de mar. de 2008

Aprendendo a Digitar!!!!


Desde do mês de Fevereiro acontece em nossa Casa Brasil a oficina de digitação.
Digitar no mundo de hoje é mais do que um saber fazer, mas um saber fazer para ter, e isso se constrói com persistência, garra e determinação, nesse curso quem irá determinar sua capacidade é você próprio, pois só se forma um bom profissional quando se quer ser um. Assim sendo, veja e reveja as vantagens que o curso pode ofertar para a sua vida, para depois poder absorver o quanto de bom ele lhe proporcionou e mais, neste curso o professor será mais você.
Pois temos dois caminhos a seguir: Um é desistir antes mesmo de começar e o outro é ir em frente e vencer as dificuldades que irão surgir.

Oficina Astrolábio Digital


Desde Dezembro acontece em nossa Casa Brasil outra oficina.
A oficina Astrolábio Digital cria um ambiente de vivência e experimentação na Internet. Apresenta ferramentas, métodos de busca, organização, armazenamento e compartilhamento da informação.
A oficina é baseada no principio da experimentação por parte do público, onde o mesmo irá utilizar as ferramentas de navegação com base em seus interesses especificos, verificando e catalogando os resultados de suas pesquisas. dessa forma, a utilização do navegador da Internet e das ferramentas de busca da informação fará parte de todo o processo experimental.

Oficina Construindo Texto


Desde Novembro acontece em nossa Casa Brasil a Oficina Construindo Texto. Há muito tempo atrás quando pensávamos em criar um texto como uma declaração e até mesmo uma carta, o único recurso, que tinhamos era da boa e velha máquina de escrever. Apesar de todas as enovações pelas quais as máquinas de escrever passaram, como a criação da máquina elétrica e outros recursos que ela oferecia eram limitados e faziam com que o tempo, para a criação de uma simples carta se estendesse por mais tempo do que o necessário.
Desde o surgimento dos computadores, um dos primeiros recursos que foram criados foi os editores de texto.
O editor de texto reune uma série de recursos para permitir a criação de todos os tipos de textos. No editor de texto temos um conjunto de recursos tais como:

  • Criação de textos
  • Criação de tabelas
  • Utilização de gráficos, imagens e outros inseridos nos textos

25 de mar. de 2008

Cine Clube/Casa Brasil




.....E começou a exibição de curtas metragem da Programadora Brasil.


..Oba filmes infantis....esse eu não conheço, Pé de Vento??, não, não conhecia, mas agora eu sei que são filmes brasileiros produzidos em minha Cidade Santa Maria em Porto Alegre e na Quarta Colônia....mas ele flutua...que lindo...o que agora vem outro??viva Saci Pererê esse eu adoro..pareço com el sempre fazendo artes....quem??Dona Cristina perdeu a memória?, que menino educado, mas ela mora num asilo??ou num lugar de recuperação??se tornaram amigos...que história emocionante..vem chegando a pipoca..quantas fotos..ninguém conversa estão todos prestando muita atenção..um clima muito confortável 20 pessoas assistiram a exibição dos filmes de curta metragem. Que acabou..

23 de mar. de 2008

Festa de Páscoa Casa Brasil!!







.....O dia está perfeito...tudo a nosso favor...e começou a festa na Casa Brasil mais de 200 pessoas, mais de 150 crianças acompanhadas de suas mães, suas tias, avós, coleguinhas, irmãs primas....Tivemos uma apresentação do grupo Cuica...as crianças impressionadas com a apresentação mas, mais felizes ficaram foi quando puderam participar tocando alguns dos instrumentos do grupo...enquanto alguns estavam nesta participação, as meninas estavam fazendo pinturas artísticas (maquilagem artística) e as atrações não param.... e dê-lhe pipoca doce, caramelada e salgada... e mais suco...nossa que sede...olha mais crinaça na piscina de bolinhas, e agora....meu Deus como pulam na cama elástica... mas o que é isso que gritaria..que correria estão dizendo viva chegou...a hora da entrega dos chocolates...todos fazem fila recebam seus números e começamos a entrega....sorrisos e nós emocionadas...Nossa 178 crianças receberam as trouxinha de páscoa..com doces pirulitos...pose para fotos..abraços de amiguinhas....quanta ajuda das nossas meninas voluntárias...a festa foi um sucesso..e por terminamos mais uma FESTA de PÁSCOA da Casa Brasil/Região Norte.
Participação das voluntárias da CB Dienefer (ajudante)
Participação das adolescentes Aline, Angela, Ana Julia (maquilagem artística) Usuárias da C
Participação da nossa parceria SMEL (brinquedos)Participação do Grupo Cuica (apresentação)Participação e segurança do vigilante José Carlos FilhoAgradecemos ao Lar Vila das Flores (parceira).
Agradecemos a SMASC nossa Proponente por tudo...
Agradecemos a Prefeitura Municipal de Santa Maria.
Agradecemos a todos que contribuiram para nossa Festa de Páscoa.

Obrigada e uma FELIZ PÁSCOA para todos.




17 de mar. de 2008

Cineclube/Casa Brasil

Venha participar do nosso do seu CINECLUBINHO CASA BRASIL!!boca aberta

Cineclube é uma associação sem fins lucrativos que estimula os seus membros a ver, discutir e refletir sobre o cinema.
O cineclubismo surgiu nos anos 20 do século XX.piscando
Os cineclubes foram responsáveis pela formação cinematográfica de grandes cineastas, entre os quais se podem destacar Glauber Rocha, Cacá Diegues, Jean-Luc Godard e Wim Wenderspensativo
Um dos primeiros cineclubes em Portugal foi o Cineclube do Porto.
No Brasil o Movimento Cineclubista experimenta um processo de intensa rearticulação resultando na reorganização do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, entidade cultural sem fins lucrativos, filiada à FICC - Federação Internacional de Cineclubes.surpreso

virando os olhos

Na cidade de Santa Maria há um Cine Clube: Lanterninha Aurélio. Como eles fazem uma intinerância mensal, e pensando em também instalar um cineclube no ambiente da CB, decidiu-se que no mês de março haverá uma intinerância no auditório, com o nome CINEMA PARA TODOS. Abordando filmes da atualidade.
O objetivo é incentivar as pessoas a assitir filmes, debate e a conciência crítica. Pensando em tudo isto, os filmes pré-programados são películas não-comerciais e que tenham como consequência o debate de idéias.


Simone Moreira
Coord.da Unidade CB/Região Norteaprovo

Estamos convidando os amigos, os usuários, os familiares, a comunidade e a quem goste de Cineclube, para assistir conosco filmes da época, filmes da atualidade.

UM ABRAÇO TODOS!!


11 de mar. de 2008

A Oficina para Inclusão digital é uma iniciativa do Governo Federal em conjunto com a sociedade civil organizada que atua na coleta, sistematização e disponibilização de informações para o acompanhamento e avaliação das ações de inclusão digital no Brasil. As informações do Onid também estarão disponíveis à comunidade em geral por meio de um portal.

A 6ª Oficina contará com oficinas de trabalho, painéis e debates, apresentação de casos de sucesso e também vai consolidar um documento sobre as melhores práticas para efetivação da inclusão digital no país. O evento é voltado a gestores e administradores públicos e privados envolvidos com inclusão digital, atendimento ao cidadão e que atuam na área de tecnologia da informação; coordenadores de projetos de inclusão digital; ONG’s; entidades comunitárias e da sociedade civil.

O objetivo é apresentar, debater e conhecer as melhores práticas e visões sobre a inclusão digital no Brasil e em outras partes do mundo para a definição de estratégias e propostas de políticas públicas nessa área. Também busca aproximar as pessoas que atuam na capacitação e implementação de iniciativas envolvendo a inclusão digital. Cerca de 1,5 mil pessoas são aguardadas durante os quatro dias de evento em Salvador.

“Esse é um espaço de debate com todos aqueles que constroem a inclusão digital nos telecentros, centros de recondicionamento de computadores e pelos diferentes segmentos quer atuam nessa área para que possamos refletir sobre quais são os grandes alvos das políticas de inclusão digital no país”, salientou o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna.

Ele lembrou a importância de realizar esse evento na Região Nordeste que, juntamente com a Região Norte, possuem os índices mais baixos de acesso à interrnet nos domicílios do país.

A 6ª Oficina para Inclusão Digital é organizada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, sampa.org, RITS - Rede de Informações para o Terceiro Setor, Coletivo Digital, Cidadania Digital, Universidade Federal da Bahia e Governo do Estado da Bahia, envolvendo a Casa Civil, as Secretarias de Ciência e Tecnologia, Cultura e Educação.

O evento conta com o patrocínio da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social - Dataprev, Fundação Banco do Brasil, Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro e Caixa Econômica Federal. Tem o apoio de Companhia de Processamento de Dados da Bahia, Prefeitura de Camaçari, Instituto Anísio Teixeira, Via Forum, RNTW, Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Projeto Casa Brasil, Gesac, Cultura Viva, Ministério das Comunicações e Ministério da Cultura.


10 de mar. de 2008

Experiências/Laboratório de Ciências


Em nossa Casa Brasil realiza-se experiências de química (tranformação de cobre em ouro) de física (estudo dos espelhos planos) e de biologia (digestão, gás carbônico-reconhecimento e análise), sempre aguçando a curiosidade da criança, trabalhando a Educação Ambiental, os riscos e cuidados que devem ter ao fazer uma experimentação, sempre com orientação.

Sala de Debates/Sala de Leitura


No dia 20 de janeiro de 2008 ocorreu o início da Sala de Debates, Projeto da Sala de Leitura com o objetivo principal de sensibilizar e concientizar a comunidade sobre os problemas atuais sejam eles locais ou de âmbito Nacional.O debate foi interessante, foi discutido os deveres e as tarefas dos nossos governantes(Prefeito/Vereadores/Presidente/Senador/Deputado). Cada um teve a oportunidade de falar um pouco sobre o assunto e expor suas idéias. Não faltaram argumentos para cada um. Notou-se o interesse das pessoas pelo debate e também destacou-se o empenho de cada um sobre os assuntos. Uma alternativa para atrair adultos para a Sala de Leitura. Esta oficina acontece todas as segundas-feira a partir das 16:00hs até as 17:45min.

3ª Feira Binacional de Economia Popular e Solidária




Durantes os dias 10 a 13 de janeiro de 2008 as unidades da CB do estado do RS, localizadas nas cidades de Caxias do Sul (Bom Pastor II e Região Oeste), Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre participaram da 3ª Feira Binacional de Economia Popular e Solidária realizada na praia do Hermenegildo, na cidade de Santa Vitória do Palmar, cidade localizada no extremo sul do país.
O evento contou com a participação de dezenas de expositores do estado do RS e também do Uruguai.
A CB contou com um stand com 6 computadores cedidos pelo Serpro. Durante os 4 dias do evento, o stand contabilizou aproximadamente 1.000 acessos. Os visitantes e expositores participaram de oficinas de internet, digitação de texto e planilha eletrônica. Os bolsistas das unidades também participaram das plenárias realizadas no encontro.


Palestra Dia Internacional da Mulher/Lei Maria da Penha/Direitos da Mulher





A Casa Brasil Santa Maria em comemoração ao Dia Internacional da Mulher que realizará no dia 07 de março de 2008, às 15hs e 30min um seminário para debater a Lei n.º11.340/06, conhecida como a Lei Maria da Penha. Esta lei foi sancionada no dia 07 de agosto de 2006 e entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006 e cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

O nome é uma homenagem à biofarmacêutica Maria da Penha Maia que trabalhou durante 20 anos para ver seu agressor condenado, virou símbolo da luta contra a violência doméstica. Em 1983, Maria da Penha ficou paraplégica, depois de baleada nas costas pelo marido, Marco Antônio Heredia. Em 2001, após 18 anos, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos responsabilizou o Brasil por negligência e omissão em relação à violência doméstica. Somente em 2003, o ex-marido de Maria da Penha foi preso.

A Lei Maria da Penha foi um passo importante para enfrentar a violência contra a mulher.






6 de mar. de 2008

Projeto de Educação Física Casa Brasil


Em nossa CB, estamos com o Projeto de Educação Física, em parceria com o módulo de Ciências. O número de participantes mínimo é cinco(5) e o máximo é vinte(20). Os materiais que estamos usando são: trave, rede, bolas, tinta, cones, cordas e aros.
O objetivo deste Projeto é desenvolver a capacidade física, cognitiva e motora através de brincadeiras, fortalecer a amizade, atividades que despertem o coletivismo entre as crianças, a cooperação, a solidariedade, o respeito e a socialização.
O estudante Leandro Souza acadêmico do curso de Educação Física, ofereceu-se para ser voluntário em nossa CB com esse Projeto com o intuito de criarmos um escolinha de futebol infantil em nossa comunidade.O laboratório de Ciência fica com a parte do estudo do corpo humano.