A Oficina para Inclusão digital é uma iniciativa do Governo Federal em conjunto com a sociedade civil organizada que atua na coleta, sistematização e disponibilização de informações para o acompanhamento e avaliação das ações de inclusão digital no Brasil. As informações do Onid também estarão disponíveis à comunidade em geral por meio de um portal.
A 6ª Oficina contará com oficinas de trabalho, painéis e debates, apresentação de casos de sucesso e também vai consolidar um documento sobre as melhores práticas para efetivação da inclusão digital no país. O evento é voltado a gestores e administradores públicos e privados envolvidos com inclusão digital, atendimento ao cidadão e que atuam na área de tecnologia da informação; coordenadores de projetos de inclusão digital; ONG’s; entidades comunitárias e da sociedade civil.
O objetivo é apresentar, debater e conhecer as melhores práticas e visões sobre a inclusão digital no Brasil e em outras partes do mundo para a definição de estratégias e propostas de políticas públicas nessa área. Também busca aproximar as pessoas que atuam na capacitação e implementação de iniciativas envolvendo a inclusão digital. Cerca de 1,5 mil pessoas são aguardadas durante os quatro dias de evento em Salvador.
“Esse é um espaço de debate com todos aqueles que constroem a inclusão digital nos telecentros, centros de recondicionamento de computadores e pelos diferentes segmentos quer atuam nessa área para que possamos refletir sobre quais são os grandes alvos das políticas de inclusão digital no país”, salientou o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna.
Ele lembrou a importância de realizar esse evento na Região Nordeste que, juntamente com a Região Norte, possuem os índices mais baixos de acesso à interrnet nos domicílios do país.
A 6ª Oficina para Inclusão Digital é organizada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, sampa.org, RITS - Rede de Informações para o Terceiro Setor, Coletivo Digital, Cidadania Digital, Universidade Federal da Bahia e Governo do Estado da Bahia, envolvendo a Casa Civil, as Secretarias de Ciência e Tecnologia, Cultura e Educação.
O evento conta com o patrocínio da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social - Dataprev, Fundação Banco do Brasil, Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro e Caixa Econômica Federal. Tem o apoio de Companhia de Processamento de Dados da Bahia, Prefeitura de Camaçari, Instituto Anísio Teixeira, Via Forum, RNTW, Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Projeto Casa Brasil, Gesac, Cultura Viva, Ministério das Comunicações e Ministério da Cultura.
