22 de fev. de 2008

Visista a nossa Casa Brasil da comitiva de Angola


Laboratório de Ciências foi um dos locais em que o grupo vindo de Angola visitou no Casa Brasil (foto Daiani Ferrari)

17/11/2007

Daiani Ferrari

Na tarde deste sábado (17) a comitiva de Angola que está visitando Santa Maria conheceu o Projeto Casa Brasil, um local que garante inclusão digital e social à comunidade da zona norte da cidade. O grupo de 11 pessoas do país africano está no estado para conhecer as formas de gestão municipal e estadual, sendo também as cidades de Tapes e Porto Alegre os locais visitados.

No Casa Brasil eles estiveram em todos os espaços, que incluem Sala de Multimídia, Telecentro, de Leitura, Auditório e Laboratório de Ciências. O Casa Brasil é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Santa Maria, e que conta com a ajuda de vários parceiros. A manhã deste sábado também foi de visitas. Feirão de Economia Solidária, Programa de Arrendamento Residencial (PAR), Pronto Atendimento Municipal e Olaria Patronato, foram alguns dos locais acompanhados pela comitiva que inclui o Governador da Província de Namibe, Álvaro Manuel de Boaventura Neto, além de outros gestores angolanos.

Esta visita a cidades brasileiras está sendo viabilizada por um projeto de capacitação para cidades angolanas, sendo a Associação Brasileira dos Municípios (ABM) a entidade escolhida para fazer a representação das cidades selecionadas como modelo. A visita ao Casa Brasil foi acompanhada pelo diretor-geral da Secretaria de Captação de Recursos e Relações Internacionais, Gerri Machado, e pelo Secretário de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Pedro Maboni. Maboni explicou cada espaço e ainda salientou o caráter comunitário do Casa Brasil. "É um local para muitas coisas, coisas que a comunidade queira que aconteçam aqui", comentou.