Casa Brasil promete levar inclusão social e cultura a região norte de Santa Maria
|
Prefeito Valdeci (à esquerda) cortou a fita inaugural do local junto a pessoas da comunidade (Foto: João Vilnei) |
26/09/2007
Daiani Ferrari
Um espaço de inclusão social e tecnologias, com acesso gratuito a pessoas de todas as idades, foi inaugurado na manhã desta quarta (26), no bairro Chácara das Flores, o Casa Brasil. O local contará com Laboratório de Ciências, Sala de Leitura e um Telecentro, espaços que estarão sob a responsabilidade de quatro monitoras. O Casa de Brasil de Santa Maria terá uma novidade se comparado às outras que já estão instaladas no estado. Foi a única que recebeu um Laboratório de Ciências. Caxias do Sul e Pelotas, as pioneira no Casa Brasil, não tem. Neste espaço a comunidade fará pesquisas, estudará a teoria em torno de diversos temas e ainda participará de palestras e cursos.
“Cultura é a emancipação dos povos, traz a emancipação de cada um, fazendo assim a transformação para uma nova realidade”, comentou o Prefeito Valdeci Oliveira, que ainda comentou o momento histórico em que a cidade se encontra, sobretudo a região norte, que já pode contar com um espaço qualificado, como o Casa Brasil, para o uso da comunidade. O local mais disputado deverá ser o Telecentro, que consiste em uma sala como uma espécie de cyber, onde o acesso a internet para pesquisas e trabalhos será o foco principal. Todos os computadores estarão operando com softwares livres, ideais para inclusão digital e social.
O espaço oferece diversas atividades de formação e cultura em diferentes módulos, além do Telecentro, como salas de leitura e auditório. Segundo a responsável pelo Casa Brasil Nacional, Adriana Fetter, estes espaços buscam aquilo que as comunidades têm a mostrar, sua essência, e para isso é necessário que elas se apoderem do local. O Presidente da Associação Comunitária da Chácara das Flores, Plínio Figueiredo, agradeceu a todos os benefícios que o projeto irá trazer, e que a cultura, ciência e tecnologia são bens necessários a comunidade. “Estes bens devem ser colocados de forma democrática ao cidadão, assim como está sendo feito este espaço de inclusão social”, destacou.
Casa Brasil aposta em parceiros para seu funcionamento
Além do apoio dado pela Prefeitura, através de suas secretarias, o Casa Brasil também conta com o apoio do projeto Ponto de Cultura Espelho da Comunidade da TV Ovo. Segundo um dos coordenadores, Paulo Tavares, a TV Ovo estará auxiliando de forma direta no laboratório de multimídia, trabalhando com rádio, televisão e produções audiovisuais. “Até agora trabalhamos na seleção dos bolsistas e estagiários, e ainda teremos que definir exatamente quais serão as atividades”, comentou.
Além da TV Ovo, também se colocou à disposição do Casa Brasil a empresa Redetell, uma operadora telefônica que tem suas atividades voltadas para a inclusão social em locais onde não chega o telefone. Conforme o representante da empresa, Fernando Acosta, há muito tempo a empresa procurava apostar em algum projeto de Santa Maria, e a partir de uma conversa com o Prefeito Valdeci, a Redetell viu no Casa Brasil uma oportunidade para firmar uma parceria. Fernando ainda comentou que um exemplo de onde a empresa desenvolve suas atividades são as favelas no Rio de Janeiro.
Casa Brasil viabilizado a partir de recursos do Governo Federal
O Casa Brasil foi viabilizado com recursos do Governo Federal, a partir do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O valor destinado foi de R$ 39.900,00, usado para a reforma do prédio do antigo Centro Integrado de Iniciação ao Trabalho. Este projeto também conta com o apoio do Ministério da Cultura e o Serpro, um programa do Governo Federal de qualidade de vida.
Também estiveram presentes na solenidade de inauguração o Vice-Prefeito, Werner Rempel, secretários municipais, vereadores, o Gerente do Departamento de Gestão Empresarial do Serpro, Érico Leoti, o coordenador estadual do Casa Brasil, Paulo Dahmer, a coordenadora do Casa Brasil em Santa Maria, Simone Moreira, além de outras autoridades e representantes da sociedade.